Esses ratos cegos conseguem “enxergar” com os ouvidos, algo inédito entre roedores

Os arganazes-pigmeus estão entre as poucas criaturas capazes de utilizar o som — na forma de sonar — para se guiarem.

Não gostar de brócolis pode indicar maior resistência à covid-19?

Pesquisadores investigam se os chamados superdegustadores podem ter uma vantagem contra infecções graves.

Cães farejadores aprendem a detectar o novo coronavírus

Cães podem sentir o cheiro característico de hipoglicemia, convulsões iminentes e certos tipos de câncer. Na Universidade da Pensilvânia, nos EUA, esses animais agora também estão aprendendo a farejar o novo coronavírus.

Veja como funciona a ecolocalização – o sonar inerente da natureza

Desde baleias-brancas, morcegos e até humanos, diversos animais emitem sons que rebatem em objetos e auxiliam em seu deslocamento e na caça.

Como esta antiga cidade tornou-se a capital do perfume da Índia

Por séculos, perfumistas de Kannauj desenvolveram uma alquimia para criar “ouro líquido”.

Audição apurada é a principal característica das aranhas-cara-de-ogro — mesmo sem orelhas

Esses aracnídeos de olhos gigantes conseguem ouvir uma série de sons surpreendentemente diversa por meio de órgãos em suas pernas, uma habilidade não observada em outras aranhas.

Como os feromônios ajudam as abelhas-rainhas a governar e os lêmures a ‘flertar’

Os sinais químicos transmitidos pelo odor exercem uma forte influência sobre o comportamento de vários animais silvestres.

‘Lágrimas de crocodilo’ são surpreendentemente semelhantes às nossas

A descoberta pode contribuir com o desenvolvimento de tratamentos melhores para doenças oculares, segundo novo estudo.

Muitos dos infectados com a covid-19 perderam o olfato. Será que ele volta?

Enquanto cientistas tentam esclarecer a biologia básica do nariz, alguns pacientes estão se beneficiando com terapia para treino do olfato.

Beija-flores veem cores que nós, humanos, nem sequer imaginamos

A capacidade dos pequeninos pássaros em ver cores fora do espectro do arco-íris é “uma das coisas mais emocionantes que já testemunhei”, diz cientista.

Veja algumas alternativas ao aperto de mão sugeridas pelos nossos leitores ?

De todo o mundo, nosso público está enviando sugestões de novos cumprimentos em meio à pandemia da Covid-19.

Arqueólogos solucionam mistério dos “cones de cabeça" do Egito antigo

Durante muito tempo, pesquisadores procuraram entender a função e o significado dos acessórios pontudos retratados na arte egípcia – e a resposta foi finalmente encontrada.

Morcego ouve serenatas estridentes de rãs para encontrar seu jantar

Nova análise das inúmeras estratégias de caça dos morcegos revela como são talentosos — e ainda pouco conhecidos — esses voadores noturnos.

Estudo genético sugere que tiranossauro tinha olfato poderoso

Análise recente de genes modernos e cérebros pré-históricos corrobora a ideia de que o olfato do dinossauro carnívoro era invejável.

Alguns insetos sentem sabores pelos pés e ouvem com as asas

Eles “sentem” por meio de órgãos não-convencionais, de orelhas na barriga a narizes nas patas – e olhos nas genitálias.

Como uma artista conseguiu engarrafar o cheiro de uma pessoa

Ali Liu usou tecnologias novas para criar perfumes de cheiro humano, óculos que mudam a visão e moldes cobertos com micróbios do seu corpo.

Conheça os pássaros que fazem a própria colônia com aroma cítrico

Novo estudo indica que o macho mais sensual da alca-de-crista tem penas grandes na cabeça e um cheiro forte de tangerina.