Peixe primitivo de águas profundas vive até os 100 anos

Celacantos fêmeas também podem gestar seus filhotes por cinco anos, de acordo com um estudo de conscientização sobre o futuro dessa espécie criticamente ameaçada de extinção.

Por que vacina contra a covid-19 pode colocar os tubarões de águas profundas em perigo

O óleo de fígado de tubarão potencializa a eficácia das vacinas, mas o aumento da demanda pela substância pode prejudicar as espécies que já estão criticamente ameaçadas de extinção.

Possíveis micróbios na Fossa das Marianas sugerem vida na lua de Júpiter

Durante a expedição DEEPSEA CHALLENGE de 2012 com destino à parte mais profunda do oceano, cientistas avistaram tapetes filamentosos que podem ser comunidades de bactérias fixadas às rochas.

Terremotos podem atrapalhar baleias a encontrarem alimento

Em 2016, um terremoto de grandes proporções acabou com comunidades inteiras de animais, e teve impactos que reverberaram por toda a cadeia alimentar.

Estas criaturas parecem alienígenas, mas habitam as entranhas de nosso planeta

Imagens de fontes hidrotermais ocultas sob o gelo oferecem primeiro vislumbre de seres que se desenvolvem em condições semelhantes às de luas com água.

Peixe de águas profundas usa estômago expansível como ‘sacola de compras’

Muitas espécies desenvolveram maneiras de transportar o próprio alimento, uma adaptação a desafios ambientais como a seca e o frio.

Quanto maior a profundidade em que esse polvo roxo vive, mais rugosa é a sua pele

Polvos lisos e rugosos nas profundezas do Pacífico confundiram os cientistas por muito tempo: são da mesma espécie? Agora finalmente temos uma resposta.

Bizarro peixe de águas profundas prende a respiração por 4 minutos

Espécie utiliza enormes guelras infláveis para encher o corpo de água do mar — a primeira descoberta do tipo já feita em um peixe.

Microplástico encontrado espalhado pelas profundezas do oceano

A descoberta é mais uma prova de que o plástico permeia nossos oceanos.

Criaturas das mais profundas fossas oceânicas estão se alimentando de plástico

Em seis das mais profundas fendas dos oceanos, cientistas encontraram diminutos animais semelhantes a camarões ingerindo minúsculos sedimentos plásticos.