Congelado no tempo, naufrágio no Ártico surpreende arqueólogos

Pesquisadores fazem descobertas assustadoras ao examinarem o interior do H.M.S. Terror, um dos navios perdidos durante malsucedida expedição de 1845.
10 fotos
Peças da coleção privada de Esteban Saavedra, fotografadas em Santiago do Chile
O chileno Esteban Saavedra coleciona objetos arqueológicos desde 1985. O conjunto que reuniu ao longo dos anos revela a complexidade da arte pré-colombiana.

A história dos esquecidos – descobertas arqueológicas reescrevem passado do Chile

Pesquisas na capital Santiago e no sítio El Olivar, 450 km ao norte, revelam uma cultura pré-colombiana pujante – muito diferente da história oficial contada por conquistadores espanhóis.

Como foi o naufrágio e a redescoberta do Titanic

Pesquisadores remontaram os destroços do Titanic para reconstituir as apavorantes horas derradeiras do famoso navio e de seus passageiros.

Maias praticavam 'guerra total' muito antes de serem afetados pelo estresse climático

Acreditava-se que a destruição generalizada das cidades maias tinha iniciado apenas quando a estiagem ameaçou os suprimentos alimentares, mas descoberta surpreendente no fundo de um lago está ajudando a refutar essa teoria.

Quem foram os primeiros europeus?

Novos exames de restos mortais de antigos povoadores comprovam que a Europa sempre abrigou diferentes povos, mesclando legados genéticos de imigrantes vindos da África, do Oriente Médio e das pradarias da atual Rússia.

Mergulho sob as pirâmides: sarcófago de faraó negro de 2 mil anos está submerso e parece intocado

Com mais de 20 pirâmides antigas ao longo de 68 hectares do deserto sudanês, talvez Nuri seja o sítio arqueológico mais incrível do qual já se ouviu falar.

Origem dos filisteus pode ser finalmente revelada por DNA antigo

Relatos históricos e arqueologia concordam que os maiores vilões da Bíblia Hebraica eram ‘diferentes’ — mas diferentes em que sentido?

Escavações em obras de novas hidrelétricas revelam riqueza arqueológica em Mato Grosso

Cerâmicas, ferramentas de pedra polida, desenhos rupestres e urnas funerárias recontam a história da ocupação humana da ancestralidade dos povos indígenas do Alto Tapajós. 

Maconha já era fumada há pelo menos 2,5 mil anos, revela nova pesquisa

Vestígios de maconha altamente potente foram encontrados em artefatos de madeira de 2,5 mil anos atrás enterrados com pessoas que viveram ao longo da Rota da Seda na China.

Encontrado último navio negreiro dos EUA, que naufragou mais de 50 anos após abolição do tráfico no país

A escuna Clotilda contrabandeou africanos para escravizá-los nos Estados Unidos em 1860, mesmo com a proibição do tráfico para escravidão no país.

Veja o rosto de um homem da época em que o Império Romano chegava ao fim

Adelasius Ebalchus viveu na Suíça há 1,3 mil anos — e sua expressão exibe uma característica bastante incomum nunca antes observada na maioria das reconstruções faciais.

Alucinógenos antigos encontrados em bolsa xamânica milenar

O recipiente utilizado em rituais, confeccionado com o focinho de três raposas, contém a mais antiga evidência do preparado de ayahuasca.

Há 1,5 mil anos, uma pessoa comeu uma cobra peçonhenta inteira. Por que será?

Seria essa enigmática descoberta prova de um antigo ritual ou simplesmente uma aventura pré-histórica que deu errado? 

Mudança nos hábitos alimentares pode ter afetado a nossa fala

Um novo e controverso estudo sugere que talvez seja possível agradecer à agricultura pelo aumento no uso dos sons das letras "f" e "v".

Vestígios de religião misteriosa descobertos no lago mais alto do mundo

Artefatos de ouro, conchas preciosas e evidências de sacrifícios envolvendo animais no Lago Titicaca apontam para um sistema de crenças que ajudou a organizar o antigo estado de Tiwanaku, alegam cientistas.

Agulha de tatuagem de 2 mil anos identificada por arqueólogos

A ferramenta, que já foi desprezada por ser um “pequeno artefato de aparência estranha”, é um milênio mais antiga que as provas anteriores da prática de tatuagem no sudoeste dos EUA.

Ruínas de guerra maia reveladas com o uso de laser

Arqueólogos descobrem fortes antigos que evocam uma “sensação palpável de medo”.

Caverna sagrada do império maia ficou ‘intocada’ por mil anos

A exploração de Balamku (a caverna do Deus Jaguar) revela antigas práticas religiosas — e pode conter indícios sobre a ascensão e queda do império maia.