Rumores de tesouros antigos atraíram saqueadores à 'Cidade Perdida' na Colômbia

Quando o alvo dos saqueadores passou a ser Teyuna, antiga capital do povo tairona, os arqueólogos lutaram para salvar esse museu a céu aberto na Colômbia.

Mulher de 7 mil anos foi uma das últimas caçadoras-coletoras da Suécia – veja reconstituição

Sepultada com adornos em uma cama de chifres, essa mulher foi um membro especial de sua comunidade. Mas por quê?

Cientistas reconstituíram a frenética escalada final de Ötzi, o Homem do Gelo

A famosa múmia morreu de uma flechada nas costas em uma elevada passagem nos Alpes há 5,3 mil anos. Agora, os pesquisadores estão reconstituindo seus estranhos passos pouco antes de seu assassinato.

Ossos revelam complexidades sociais “invisíveis” em antigos lares europeus

Análise de DNA e isótopos de moradores da Alemanha há cerca de 4 mil anos revelam ligações inesperadas entre propriedades rurais da Idade do Bronze.

Rua construída por vilão bíblico é descoberta em Jerusalém

Para comprovar a autoria de Pôncio Pilatos, arqueólogos estão fazendo um túnel sob um bairro palestino. Críticos dizem que a obra, financiada por uma entidade judaica, é mais um esforço em marcar a cidade como estritamente judia.
Múmias pelo mundo
Preservados intencional ou acidentalmente, esse cadáveres sempre despertaram interesse da humanidade.

Mistérios da Antiguidade com Albert Lin - Aventura, ciência e arqueologia

Albert Lin convida você para essa ambiciosa viagem em que aplica a digitalização 3D em alguns dos locais mais extraordinários da antiguidade.

Congelado no tempo, naufrágio no Ártico surpreende arqueólogos

Pesquisadores fazem descobertas assustadoras ao examinarem o interior do H.M.S. Terror, um dos navios perdidos durante malsucedida expedição de 1845.
Peças da coleção privada de Esteban Saavedra, fotografadas em Santiago do Chile
O chileno Esteban Saavedra coleciona objetos arqueológicos desde 1985. O conjunto que reuniu ao longo dos anos revela a complexidade da arte pré-colombiana.

A história dos esquecidos – descobertas arqueológicas reescrevem passado do Chile

Pesquisas na capital Santiago e no sítio El Olivar, 450 km ao norte, revelam uma cultura pré-colombiana pujante – muito diferente da história oficial contada por conquistadores espanhóis.

Como foi o naufrágio e a redescoberta do Titanic

Pesquisadores remontaram os destroços do Titanic para reconstituir as apavorantes horas derradeiras do famoso navio e de seus passageiros.

Maias praticavam 'guerra total' muito antes de serem afetados pelo estresse climático

Acreditava-se que a destruição generalizada das cidades maias tinha iniciado apenas quando a estiagem ameaçou os suprimentos alimentares, mas descoberta surpreendente no fundo de um lago está ajudando a refutar essa teoria.

Quem foram os primeiros europeus?

Novos exames de restos mortais de antigos povoadores comprovam que a Europa sempre abrigou diferentes povos, mesclando legados genéticos de imigrantes vindos da África, do Oriente Médio e das pradarias da atual Rússia.

Mergulho sob as pirâmides: sarcófago de faraó negro de 2 mil anos está submerso e parece intocado

Com mais de 20 pirâmides antigas ao longo de 68 hectares do deserto sudanês, talvez Nuri seja o sítio arqueológico mais incrível do qual já se ouviu falar.

Origem dos filisteus pode ser finalmente revelada por DNA antigo

Relatos históricos e arqueologia concordam que os maiores vilões da Bíblia Hebraica eram ‘diferentes’ — mas diferentes em que sentido?

Escavações em obras de novas hidrelétricas revelam riqueza arqueológica em Mato Grosso

Cerâmicas, ferramentas de pedra polida, desenhos rupestres e urnas funerárias recontam a história da ocupação humana da ancestralidade dos povos indígenas do Alto Tapajós.